RECEITAS E DICAS
Cozinhar o bife perfeito é uma arte que pode ser dominada com a escolha correta dos utensílios e técnicas.
A frigideira Mineral B da De Buyer, feita de ferro de alta qualidade, é ideal para alcançar esse objetivo.
Neste guia, vamos mostrar passo a passo como preparar o bife perfeito, desde a escolha da carne até os cuidados necessários com a frigideira.
Preparação
Deixar a carne 15 a 30 minutos à temperatura ambiente antes de cozinhar, para que amoleça, evitando demasiada diferença de temperatura com a frigideira. Este passo vai também adicionar humidade para a cozedura.
Se a carne estiver demasiado fria, é mais difícil dizer quando está cozinhada.
Para um bife mal passado, deixe a carne perto de uma fonte de calor durante 10 minutos antes de a selar, pois assim estará quente no seu interior.
Quando temperar?
Adicione sal a uma peça de carne de vaca imediatamente antes de a cozinhar e depois ajuste o tempero no final da cozedura. Isto irá relaxar a carne, mas tenha cuidado para não a salgar demasiado cedo, pois há o risco de perder os seus sucos.
Cozinhar
Verifique se a frigideira está suficientemente quente antes de começar a cozinhar: quando utiliza gordura, o óleo deve ficar líquido e a manteiga espumosa.
É preferível começar a cozinhar com óleo, uma vez que a manteiga pode alourar e tornar-se desagradável.
Assim que o óleo estiver quente, alourar o bife e dourar os dois lados em lume forte. Reduza o lume até estar cozinhado a seu gosto.
No final, um pouco de manteiga dará mais sabor à carne. Alecrim ou o alho também são óptimas opções.
Mal passado, bem passado, médio...como dominar a cozedura?
O método ensinado aos chefes para verificar se um bife está bem passado, sem uma ferramenta, é utilizar a mão, juntando o polegar e qualquer outro dedo; depois, com a outra mão, pressione a eminência ténar (região carnuda e saliente na base do polegar).
- Una o polegar e o dedo médio para obter a textura de um bife mal passado.
- Una o polegar e o dedo anelar para obter a textura de um bife médio.
- Una o polegar e o dedo mindinho para obter a textura de um bife bem passado.
Deixe a carne repousar
Aconselha-se que a carne descanse após a cozedura, para que o sangue no seu interior seja bem distribuído, o que permite obter uma carne tenra e suculenta; para ajudar a esta distribuição, é melhor virar a carne uma ou duas vezes durante o repouso.
Antes de servir, se a carne tiver arrefecido, volte a aquecê-la rapidamente utilizando uma frigideira ou o forno.
O molho
Antes de fazer o molho, é necessário retirar a carne da frigideira antes de a desengordurar ou adicionar líquido. As carnes não devem ser cozinhadas em líquidos, pois endurecem.
Depois de retirar a carne, desengordurar a frigideira e deglacear, adicione caldo de legumes ou de galinha ou um coulis de legumes. Pode também adicionar natas.
A carne pode então ser reposta muito brevemente na frigideira para ser reaquecida, quando o molho estiver pronto.
Cozinhar com a frigideira Mineral B
Cozinhar com a frigideira de ferro Mineral B é essencial para uma confeção uniforme, saudável e saborosa, salvaguardando todas as propriedades dos alimentos. Não admira por isso que seja utilizada por muitos chefs profissionais.
Perfeita para grelhar ou fritar, esta frigideira não tem qualquer revestimento antiaderente (PFOA ou PTFE) e não sofre desgaste, o que a torna uma aliada para toda a vida.
É fabricada em ferro 100% natural, permitindo uma grande eficiência na retenção e distribuição de calor, contribuindo para a poupança de energia.
Com acabamento protetor de cera de abelha orgânica, para prevenir a oxidação, é necessário proceder ao “tempero” do ferro antes da primeira utilização, para beneficiar das suas propriedades antiaderentes naturais, as quais são melhoradas com a utilização contínua.
A sua forma facilita o deslizamento dos alimentos para o prato. A pega rebitada, curvada à francesa, é fácil de segurar e nunca aquece demasiado.
Pode ser utilizada em todas as fontes de calor, desde a vitrocerâmica ao gás, indução, placas elétricas, e até mesmo no forno.
Apesar da sua utilização simples, recomendam-se alguns cuidados para retirar o máximo partido do sabor e longevidade:
- Limpar apenas com água quente e detergente. Secar bem;
- Ao fritar, não utilize ingredientes com um teor de ácido muito elevado, uma vez que podem reagir com o metal e alterar o sabor dos alimentos;
- Aqueça a frigideira lentamente. Não utilizar a função “power booster” em placas de indução;
- Tenha em mente que, devido à rápida transferência e distribuição de calor, a posição de temperatura intermédia é muitas vezes suficiente;
- Não vire os alimentos antes de estes se separarem sozinhos do fundo da frigideira;
- Depois de utilizar e antes de arrumar a frigideira, unte-a com um pouco de óleo alimentar ou azeite.